Fale conosco      SAC 0800 723 1134
Webmail      

Unimed em Ação é um boletim criado para divulgar atividades da Unimed Nordeste Paulista e de suas Singulares.
É um canal de comunicação voltado a diretores, cooperados e colaboradores.

 

Hospital Unimed São Carlos - Unidade I é Acreditado com Excelência - selo ONA nível 3


Equipe de colaboradores da cooperativa que fazem parte da Comissão Interna da ONA

 

No último dia 16 de janeiro, o Hospital Unimed São Carlos - Unidade I recebeu a acreditação ONA nível 3 - Acreditado com Excelência. Desde novembro de 2021, o Hospital mantém a categoria mais alta do selo. Essa Acreditação avalia mais de 800 critérios, levando em consideração a segurança do paciente e a gestão integrada dos processos. Existem mais de 6.500 hospitais no estado de São Paulo, e o Hospital Unidade - I faz parte dos 58 hospitais que possuem essa Acreditação, sendo o único em São Carlos.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, o Hospital passou por avaliação detalhada nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, por meio de uma Instituição Acreditadora Credenciada, a Fundação Vanzolini, que conta com uma equipe de avaliadores qualificados habilitada pela Organização Nacional de Acreditação - ONA Integrare. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem como ciclos de melhorias e maturidade institucional.

O processo de Acreditação é voluntário, ou seja, feito por escolha da Unimed São Carlos. O selo de Acreditado com Excelência, que é o mais alto da categoria, foi entregue ao Hospital Unimed por liberação do Conselho Técnico Integrado - ONA.

Para Bolívar Soares Mendjoud, presidente da Unimed São Carlos, essa certificação reforça o compromisso da cooperativa em manter o alto padrão de qualidade nos serviços prestados. 'É uma honra para a cooperativa ter o único hospital da cidade com esse selo. A Acreditação reafirma a qualidade com que executamos os processos, sempre com foco na segurança do paciente. Obter o ONA 3 e mantê-lo é um desafio, pois é feita uma avaliação minuciosa dos processos executados. Por isso, estamos sempre atentos e focados para prestar o melhor atendimento ao nosso beneficiário.'

O que é o ONA?
A gerente da Qualidade e Processos da Unimed São Carlos, Esmarilda Lopes Felipe, esclarece que a ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

'Essa conquista da qualidade dos processos reconhecida não seria possível sem a efetiva participação dos nossos diretores, corpo clínico e multiprofissionais administrativos e de apoio. Agradecemos a confiança e a dedicação de todos, obrigada!', destaca a gerente.

Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental, foi tema para ações nas empresas

 

A Unimed Alta Mogiana, em conscientização ao Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental, promoveu uma ação inspiradora para as suas empresas parceiras. Com o propósito de tornar os dias mais especiais, a cooperativa entregou balas acompanhadas de frases motivacionais. Essa iniciativa visa não apenas alegrar momentos, mas também reforçar a relevância do cuidado com a saúde mental, estimulando um ambiente de bem-estar e compreensão.

Uma doce maneira de lembrar a importância de priorizar o equilíbrio emocional em nosso cotidiano.

 

Unimed Araraquara forma 18 alunos no Programa Félix - Inclusão Digital

 

Projeto em parceria com a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo - FESP e o Lar Escola Redenção de Araraquara - Núcleo Bezerra de Menezes, atende crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 07 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Direcionado à inclusão digital de crianças e adolescentes com pouco ou nenhum acesso às tecnologias da informação e comunicação, o Programa Félix - Inclusão Digital é realizado na cidade desde 2011, por meio de uma parceria da Unimed Araraquara com o Lar Escola Redenção, no bairro Yolanda Ópice.

Desenvolvido no Núcleo 'Bezerra de Menezes', o projeto atende crianças e adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 07 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade e exclusão social, provenientes de famílias de baixa renda. Os módulos de aprendizado são: Introdução à informática; Editor de texto; Planilhas eletrônicas e Apresentação eletrônica e Internet.

Em dezembro de 2023, 18 participantes receberam a certificação de conclusão. Marcaram presença na cerimônia, com direito a lembrança da Unimed e lanche da tarde: Jorge Lorenzetti (presidente) e a coordenadora do Núcleo, Maria do Rosário Camargo Sandretti, ambos do Lar Redenção. A Unimed Araraquara foi representada por Alessandro W. de Souza (gerente de TI Unimed), Bruno Mendes (supervisor de infraestrutura TI), Bruno Ananias (TI e monitor do programa), Simone Felicio (RH) e José Geraldo (coordenador de marketing e RSA), que entregaram aos formandos os certificados de conclusão.

'É extremamente gratificante realizar a inclusão social e digital para capacitar as crianças do Lar Escola Redenção. Isso as torna preparadas para o futuro e o mercado de trabalho. Esperamos que possamos, todos os anos, renovar esta parceria, apresentando a elas um pouco de tecnologia!', comenta Alessandro de Souza, da Unimed Araraquara.

Para o presidente do Lar Redenção, Jorge Lorenzetti, esse aprendizado é e suma importância, visto que as matérias estão presentes em todas as atividades do cotidiano. 'Hoje, não passamos um só dia sem a necessidade de algum conhecimento de tecnologia da informação. Isso colabora no desenvolvimento intelectual, moral e social, contribuindo para uma personalidade digna e cidadã. Para nós, do Lar Escola Redenção, essa parceria com a Unimed, é muito mais que um privilégio: é uma honra e motivo de muito orgulho', reforça.

Suspenso durante a pandemia, o Programa Félix - Inclusão digital retornou às suas atividades em 2023. A iniciativa faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo - FESP, que visa uma atuação sólida e profissional para a inclusão social e a construção da cidadania em busca de um mundo menos desigual e mais humano.

São Joaquim Hospital e Maternidade da Unimed Franca avança nas obras de expansão

 

O São Joaquim Hospital e Maternidade, hospital próprio da Unimed Franca desde o ano de 1999, avança com a expansão prevista para conclusão em junho de 2025. Nos últimos meses, foram realizadas as demolições dos imóveis em torno do atual hospital para início da contenção, terraplanagem.

 


A fase atual é o início das fundações para as estruturas da nova torre.

O processo é moderno e conta com uma construção rápida, limpa e sem impactos ambientais.
Essa grandiosa torre contará com 8 andares e mais de 12.217m².

O novo prédio terá conexão com o atual hospital. A estrutura será interligada pelos pavimentos: Térreo (recepção e pronto atendimento), 1º Pavimento (centro cirúrgico) e 2º Pavimento (CME - Central de Material e Esterilização).

O atual São Joaquim Hospital e Maternidade que passará por uma revitalização.
A área total terá mais de 25 mil m², conforme a imagem abaixo.

Unimed Rio Pardo inaugura prédio da Atenção Integral à Saúde

 

Com as presenças da Diretoria Executiva da Cooperativa, membros de Conselhos, Diretoria Técnica do Hospital Unimed, CEO, gestores de áreas e equipe multidisciplinar da AIS, a Unimed Rio Pardo inaugurou em dezembro o prédio da Atenção Integral à Saúde - AIS.

A cerimônia foi conduzida pelo diretor-presidente da Unimed, Dr. Ray Alves dos Santos. 'Gostaria de agradecer à equipe da AIS e à Regiane pelo trabalho que tem sido feito. Que vocês tenham realmente um lugar prazeroso e aconchegante, que possam acolher esses pacientes e outros que chegarão até vocês. A gente fica muito feliz em ver tudo isso, é uma alegria no meio de um momento difícil', disse.

Ao lado do diretor-superintendente, Dr. Roger Franchi Cury, e do diretor tesoureiro, Dr. Pedro Roque Tozini, o diretor-presidente da Cooperativa convidou todos a fazerem a oração do pai-nosso em agradecimento. 'Que esse lugar seja abençoado, um lugar de transformação e de cura.'

Para o descerramento da placa, foram convidadas as médicas cooperadas: Dra. Thaís R. Mingorance Tozini e Dra. Bruna Saliba Tostes. 'Elas representam a família Unimed e a força e determinação de todas as mulheres', falou Dr. Ray.

Estrutura e equipe
Com estrutura completa, o prédio da AIS foi totalmente adaptado ao atendimento de crianças e adolescentes com atraso no neurodesenvolvimento, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujo trabalho é baseado na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

O local possui elevador, total acessibilidade, novos equipamentos, salas de atendimentos variadas, Sala de Integração Sensorial e todos os tipos de recursos necessários para o atendimento desses clientes.

Uma equipe multidisciplinar de 15 pessoas, entre recepcionistas, área administrativa, fonoaudiólogas, psicólogas, terapeutas ABA e terapeuta ocupacional, é responsável pelo atendimento totalmente humanizado, focado na criança e na família. 'A expectativa é poder atender com o conforto e a qualidade que sempre presamos. Agora vamos poder oferecer isso de forma mais completa', declara Regiane Peres, responsável pela AIS.

O prédio também conta com uma sala específica para receber as famílias dos pacientes. 'Criamos esse espaço pensando em realizar treinamentos parentais quinzenais, para que as famílias tenham acesso às informações e possam dar continuidade ao trabalho dos profissionais', explica.

A AIS também continua com os trabalhos que já eram feitos pela Medicina Preventiva nas empresas parceiras, como palestras de conscientização e prevenção.

Atendimento
A AIS atenderá em horário expandido para atingir um maior número de clientes. Não há limite de idade e não há necessidade de estar com o diagnóstico fechado, pois também são atendidas pessoas que estão em processo de avaliação. Entretanto, é necessário ter encaminhamento médico ou laudo. 'Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho de excelência que já era prestado, mas agora em um espaço mais receptivo, mais completo e estruturado, buscando cada vez mais resultados positivos para trazer a qualidade de vida que todos merecem. É um atendimento humanizado, íntegro e individual, visando a subjetividade de cada indivíduo', conclui Regiane.

 


Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.