A Comissão Provisória da Associação de Amigos do Parque do Bicão e Microbacia do Córrego Medeiros, em parceria com a Unimed São Carlos e a Prefeitura Municipal de São Carlos, realizaram, no domingo, 1° de maio, um evento no Parque do Bicão em comemoração ao início do projeto de revitalização.
O evento, que aconteceu das 10h às 17h, contou com mais de 5 mil pessoas e promoveu entretenimento, cultura e lazer. A programação contou com brinquedos como cama elástica, pula-pula, futebol de sabão e muito mais. Também aconteceram ações voltadas à saúde, com medição da glicemia, pressão arterial, nutrição, atividade física e música. Além disso, havia uma praça de alimentação com food trucks, feira de artesanato e um campeonato de Bets na área externa do Parque.
Recentemente, dando sequência ao acordo que foi feito com a Prefeitura, que disponibilizou a Guarda Municipal para zelar pela segurança do Parque do Bicão, a Unimed São Carlos iniciou as obras de revitalização no local. Foram realizadas pinturas nas quadras, banheiros e bebedouros estão sendo reparados. Outros projetos estão em andamento.
“Depois do período da pandemia, em que o Parque ficou fechado, e com o comprometimento da Prefeitura na realização das obras da represa, iniciamos o projeto de revitalização. Sabemos que há muito a ser feito e que não vai ser fácil. Esperamos contar com a ajuda de empresas, do poder público e demais segmentos para, juntos, oferecer o melhor para o local. Por isso, esse tipo de evento vem contribuir para que a sociedade se integre neste projeto, que irá beneficiar toda a cidade”, afirmou Bolívar Soares Mendjoud, presidente da Unimed São Carlos.
Adoção do Parque do Bicão
No dia 13 de agosto de 2020, a Unimed São Carlos assinou junto à Prefeitura Municipal de São Carlos, o Termo de Adoção do Parque do Bicão, passando a ser responsável pela manutenção e revitalização do local. A adoção visa oferecer saúde e bem-estar para os moradores da cidade de São Carlos.
Desde então, a cooperativa já realizou ações de limpeza no local, que acontecem continuamente até hoje, além dos levantamentos arbóreo e planialtimétrico cadastral georreferenciado que identificaram a existência de 1.376 árvores e elementos como edificações, caminhos, equipamentos, represa etc.