
No mês de setembro, a Unimed Nordeste Paulista inaugurou sua nova ótica em Ribeirão Preto. A unidade está localizada na avenida Presidente Vargas, 923, com uma estrutura capaz de oferecer atendimento com ainda mais qualidade e conforto para os clientes.
Com fácil acesso, atendimento exclusivo e personalizado, além de preços especiais, a ótica ainda oferece benefícios exclusivos para clientes Unimed, que podem aproveitar os descontos de 20% em qualquer compra. A ótica conta com uma ampla variedade de produtos e as principais marcas do mercado.
A nova unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, entre 9h e 13h. Mais informações pelos telefones (16) 3635 3033 (fixo) ou (16) 99116 0937 (WhatsApp).





A Corrida Unimed foi o evento que definitivamente ganhou um lugar de destaque no calendário esportivo de Orlândia e região. Porém, com a chegada da pandemia, houve a necessidade de reinventar o conceito, por conta do “novo normal”.
Desta forma, em substituição à tradicional Corrida, a Unimed Alta Mogiana realiza o Desafio Unimed Viva em Movimento, projeto adaptado ao momento atual e que integrará o calendário 2021, para agregar interação, atividade e qualidade de vida aos moradores de Orlândia e região.
As inscrições estarão abertas até 8 de outubro, por meio do site Central da Corrida (centraldacorrida.com.br/desafiovirtualvivaemmovimento2021). Os participantes do desafio receberão um kit especial, contendo uma camiseta, um squeeze e uma mochila sacola.
A apuração de resultados será realizada pela ChipBrasil Cronometragem, por meio de um sistema próprio.
Para mais informações: (16) 3820 4434.


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa é vítima de suicídio no mundo. Preocupação constante da classe médica, o assunto ganha uma atenção mais intensa durante o Setembro Amarelo, campanha que reafirma a importância da saúde da mental, da resiliência e, acima de tudo, o amor consigo mesmo e o respeito à vida.
Ocasião oportuna para dialogar sobre o suicídio e outras questões que envolvem a saúde mental, o assunto foi destaque durante todo o mês na Unimed Araraquara, com ações nas áreas internas e externas do Hospital São Paulo, bem como um especial com depoimentos de especialistas da Cooperativa, a fim de esclarecer pontos importantes sobre o tema, adjetivado por eles como complexo e profundo.
Na primeira reportagem, o psiquiatra Dr. João Luiz Cecchetto ressalta que para enfrentar pensamentos suicidas é necessário desenvolver uma rede auxílio, que entra na esfera profissional, em uma combinação que une o acompanhamento psicológico ao tratamento psiquiátrico.
“O médico especializado possui o conhecimento adequado para identificar os fenômenos que podem desencadear esse comportamento. Algumas perguntas são relevantes para ligar um sinal de alerta, tais como: 'Você sente prazer nas coisas que faz?; 'Você se sente útil na vida?; 'Tem esperança que a vida vai mudar?; 'Já pensou em tirar a sua vida'?", comenta.
Alguns dos gatilhos psiquiátricos mais corriqueiros são: depressão, alcoolismo, drogadição, esquizofrenia, síndrome orgânica cerebral, transtorno de personalidade, doenças físicas impactantes ou terminais, além do porte de armas de fogo ou brancas. Esse olhar clínico determina se o indivíduo deve permanecer sob vigilância constante ou que será necessária a adoção de outras medidas que garantam sua própria segurança. "Antever novas tentativas pode atuar de forma preventiva e não apenas reativa ao problema", completa o especialista.
No segundo capítulo do especial, a psicóloga Lúcia da Costa Pontes Monachesi, atuante no Centro Unimed de Qualidade de Vida (Univida), revela que os transtornos mentais mais comuns que podem levar o ser humano ao suicídio são a depressão e a ansiedade. O comportamento suicida, geralmente motivado por desesperança, envolve ideação, planejamento, tentativa e o suicídio, propriamente dito.
“A boa notícia é que dá para adotar medidas que ajudem a diminuir ou mesmo prevenir a situação, como fazer terapia, por exemplo. Não fique sozinho, busque ajuda de alguém rapidamente. Pense em uma pessoa de sua confiança. Às vezes, ela pode ser uma ponte entre você e o acolhimento profissional, ou alguma rede de apoio. Fale sobre o que você está sentindo. Concentre-se: a situação é passageira. Mantenha todos os seus projetos pessoais. Otimismo também faz parte do tratamento”, pontua.
E no atual cenário de pandemia, a atenção ao assunto redobra. “É preciso ressignificar as necessidades e os valores da vida. Isso vem associado à angústia, à incerteza financeira, o medo da contaminação da covid, o isolamento social e a solidão. Ficar longe do trabalho, dos amigos e da família, pode ser ainda pior para quem sofre de algum distúrbio emocional. Para os idosos, além do isolamento, a ideia de finitude se intensifica com a pandemia. Procure sempre ajuda. Você não está sozinho”, finaliza Lúcia da Costa Pontes Monachesi.
Confira os vídeos, por meio dos links:
Dr. João Luiz Cecchetto – Psiquiatra: https://youtu.be/sHIymvvbL_k
Lúcia da Costa Pontes Monachesi – Psicóloga: https://youtu.be/t8r4t0EJIV0
Dentro do Hospital São Paulo, a equipe de Psicologia realizou a distribuição de panfletos informativos e também disponibilizou uma ‘caixinha do desabafo’, colocada na área de convivência dos colaboradores.
O tema também pediu passagem na área externa do local, com a iluminação da fachada na tonalidade da campanha, além da decoração do jardim, feita com girassóis confeccionados em EVA. No Dia 24/09, os colaboradores da Unimed e de todos os seus recursos próprios foram trabalhar vestidos de amarelo. “As fotos foram publicadas nas redes sociais da Cooperativa. A resposta foi bem positiva”, avalia Daniela Faria, psicóloga do HSP.
“Acreditamos que a campanha é de grande importância para abrir espaço para o diálogo e reflexões acerca do adoecimento e também para fortalecermos condutas humanizadas ao paciente ou colega que necessita de cuidados no âmbito psíquico”, comenta a coordenadora de Psicologia Hospitalar, Giuliana Bratti.


O dia 17 de setembro é lembrado como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Entretanto, essa data também ficará marcada na história da Unimed Franca, por conta do 1º Simpósio Internacional da Segurança do Paciente, organizado pela Singular e direcionado aos profissionais da Saúde de todo o Sistema Unimed.
Foram oito horas ininterruptas de transmissão, por meio do YouTube da Unimed Franca. Os quase 700 inscritos puderam acompanhar, com exclusividade, temas como “Cultura da Segurança do Paciente”, “Ciência da melhoria e estratégias para a segurança do paciente”, “Resultados e desfecho com foco na segurança do paciente” e “Acreditações e segurança do paciente: Desafios Globais”.
Entre os convidados estavam o médico do Ministério da Saúde da Itália, Dr. Roberto Falvo, o membro fundador da Academia Internacional de Qualidade e Segurança em Saúde, Dr. Carlos Hiran Goes, a gestora responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Unimed Fesp, Dra. Claudia Zenesi Cafalli, a gerente educacional da ONA, Gilvane Lolato, a membro da Coordenação da Qualidade e Epidemiologia no Hospital da Unimed Litoral, Suzini Werner, além do Dr. Daniel Haber, diretor-presidente da Unimed Franca, da Dra. Maria Carolina Moreno, avaliadora da ISQUA e ex-superintendente da ONA, da Dra. Maria Magalhães, gestora coorporativa da Qualidade e Segurança do Paciente do SPDM, do físico e engenheiro nuclear, Clemente Nóbrega e dos médicos da Unimed Franca, Dr. Marco A. Benedetti Filho, ex-presidente da Unimed Franca e atual assessor médico do Hospital São Joaquim de Franca, e Dra. Gislaine Almeida, pertencente ao Corpo Clínico do Hospital São Joaquim de Franca, desde 1996.
Os conteúdos tinham o intuito de atualizar nossos médicos e enfermeiros e demais inscritos sobre a cultura da segurança do paciente no ambiente hospitalar. Esse aprofundamento no tema serve para preparar médicos e equipes assistenciais para as inovações neste sentido, além de ir ao encontro de nossa missão de comprometimento com a saúde de forma integrada, valorizando pessoas e soluções inovadoras. Por sua vez, o São Joaquim Hospital e Maternidade reforçou sua presença atuante nas iniciativas de Segurança do Paciente, demonstrando que já é pioneiro em muitos aspectos discutidos.
Após a pesquisa de satisfação, foi registrada uma nota de 4.88/5 na avaliação dos inscritos. A plataforma de inscrição e o método de transmissão tiveram mais de 90% de aprovação, seguidos dos “temas”, “palestrantes” e “mediação”, com mais de 87% de aprovação.
O evento, em números:
Foram 11 convidados;
Oito horas de transmissão;
693 inscritos;
1.664 visualizações no YouTube.


A Unimed Monte Alto promoveu, em setembro, um encontro com os colaboradores da Wabtec, empresa parceira da Singular. A visita fez parte do projeto “Feirinha Itinerante”, que tem o objetivo de incentivar a alimentação saudável, combater o desperdício de alimentos e promover a prática de atividades físicas.
No projeto, a Unimed Monte Alto visita empresas parceiras, do município e região, distribuindo materiais com dicas e receitas práticas e de fácil reaproveitamento de cascas e sementes, além de promover conversas com profissionais da área da Saúde.
A visita incluiu distribuição de frutas e uma apresentação da nutricionista Camila Marini. Além disso, três colaboradores da empresa foram sorteados para fazer acompanhamento com a profissional, durante três meses.



Na manhã de 13 de setembro, a Unimed São Carlos realizou, em comemoração aos seus 50 anos, uma sessão solene para homenagear os ex-presidentes, o atual presidente e as três colaboradoras com mais tempo na Cooperativa.
Estiveram presentes e foram homenageados os médicos e ex-presidentes, Dr. Jayme Vicente de Luca, mandato de 1971 a 1972, Dr. Guilherme Cleber Marconi, mandato de 1978 a 1988 e de 2010 a 2013, Dr. Luiz Roberto Dib M. Duarte, mandato de 1988 a 1990 e de 1994 a 2010, Dr. José Eduardo Ungari, mandato de 1990 a 1992, e Dr. José Carlos Bailone, mandato de 1992 a 1994; as colaboradoras Adriana Aparecida Trofino, que é funcionária há 33 anos, Esmarilda Lopes de Felipe Verdério, funcionária há 30 anos, e Elisabete Calônego de Barros, funcionária há 29 anos.
Também participaram e entregaram as homenagens a atual Diretoria Executiva, composta pelo presidente, Dr. Daniel Canedo, vice-presidente, Dr. Ivan Linjardi, Diretor Administrativo, Dr. Humberto Rizzoli, Diretor Financeiro, Dr. Gustavo Paro e o Diretor de Custos Médicos e Hospitalares, Dr. Carlos F. Erbolato Melo.
A cerimônia teve início com a abertura do atual presidente, Dr. Daniel Canedo, também homenageado na ocasião, que ressaltou a importante participação dos presentes na construção de uma cooperativa de sucesso.
Após, o ex-presidente, Dr. Guilherme Cleber Marconi, relatou com detalhes um pouco da história da Cooperativa e a importância dela para a cidade e a região.
Na sequência, foram feitas as entregas das placas de homenagem para os ex-presidentes, para o atual presidente e para as colaboradoras.
“Foi um momento de grande emoção. Estiveram reunidos médicos e colaboradoras que escreveram e que ainda escrevem os 50 anos de história da Unimed São Carlos”, afirmou Dr. Daniel Canedo.

Nos dias 23 e 30 de julho e 6 e 13 de agosto, os setores de Recursos Humanos e Ouvidoria da Unimed São José do Rio Pardo promoveram, na Sede Administrativa, o treinamento "Atendimento ao Cliente".
Destinado a todos os colaboradores que trabalham com o atendimento ao cliente na parte administrativa (recepção, balcão de atendimento e vendas, por exemplo), o treinamento reuniu profissionais da Sede Administrativa, Farmácia, Óptica, Medicina Preventiva, Laboratório, Imagem, Centro de Referência, Postos Regionais e Saúde Ocupacional.
“Dividimos os profissionais em quatro turmas de 10 participantes, para respeitar o distanciamento e manter os cuidados relacionados à pandemia", explica Leonardo Machiti, coordenador de Recursos Humanos e um dos palestrantes.
Além de Machiti, as palestras foram ministradas pela ouvidora Sandra Abrahão Podda. Foram abordados os temas: comportamento do profissional que trabalha na área de atendimento ao cliente; ética; cliente x cooperativa (o que busca o cliente); relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
Houve exibição de vídeos motivacionais e técnicas de atendimento. Para Machiti, o evento foi um sucesso. "Houve muita participação, notamos um interesse muito grande no assunto e conseguimos passar a seguinte mensagem para todos: temos que estar felizes e gostar de pessoas, pois só assim conseguiremos fazer um atendimento de excelência".




Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.
Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.