Unimed Araraquara doa mudas para grupos de defesa do meio ambiente em Araraquara e Matão.
Ações junto ao Instituto Paz e Bem de Araraquara e Grupo Matão + Verde foram realizadas em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Em junho, membros do Instituto Paz e Bem - que trabalha na defesa e na recuperação da mata às margens do Córrego do Tanquinho, no bairro Selmi Dey -, receberam da Unimed Araraquara a doação de cerca de mil mudas, que foram plantadas com a colaboração de voluntários. A ação, organizada pelo Comitê de Gestão Ambiental da Unimed Araraquara, foi realizada em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
A iniciativa da Unimed Araraquara teve o objetivo de contribuir para a revitalização e a preservação da área em torno do Córrego do Tanquinho. Segundo o representante da Unimed, Wagner da Costa, neste ano a Cooperativa fez essa parceria com o Instituto Paz e Bem visando promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas e também a recuperação ambiental de áreas degradadas na cidade. “Esperamos que essa parceria dure por muitos e muitos anos”, afirma.
Essa também é a expectativa do voluntário do Instituto Paz e Bem, Edson Marcos da Cruz, que espera que essa ação da Unimed cresça cada vez mais, para que o instituto recupere a área - que, no futuro, pode se tornar um parque importante no bairro.
Desde sua fundação, em 2015, a proposta do Instituto Paz e Bem é conscientizar a população do bairro Selmi Dey sobre a importância da realização de ações para preservar as margens e nascentes do Córrego do Tanquinho. Esse objetivo está em consonância com os conceitos adotados pela Unimed Araraquara, pela preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
DOAÇÃO EM MATÃO
A doação de mudas pela Unimed Araraquara na Semana do Meio Ambiente também chegou ao grupo Matão + Verde. A entrega foi realizada em junho, com a presença de voluntários do grupo, representantes da Unimed e o secretário municipal do meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, Marcelo Fávaro Orvietti.
Durante a entrega, um dos membros do grupo, Antônio Carlos Bandeli, falou da história escrita pelos voluntários do Matão + Verde, durante seus 14 anos de existência. A proposta é auxiliar a administração pública a revigorar o meio ambiente, por meio da construção de parcerias com empresas que doam mudas para o viveiro municipal - que, depois, são plantadas em áreas públicas degradadas de Matão. “O que a Unimed Araraquara está fazendo aqui hoje é muito importante. São 460 mudas que ficarão aqui no viveiro municipal e, futuramente, serão plantadas na cidade”.
Bandeli conta ainda que, da formação do grupo, em 1º de abril de 2006, até 16 de fevereiro deste ano, o Matão + Verde plantou 22.790 mudas. Cerca de 14 mil delas homenagearam crianças nascidas na cidade, neste período. “Batizamos parte das mudas plantadas com nomes de bebês nascido em Matão. A primeira homenageada foi Patrícia de Fátima, que hoje está com 14 anos”.
Essa proposta do grupo Matão + Verde vai ao encontro do que o secretário municipal do meio ambiente, Marcelo Fávaro Orvietti, define como característica dessas ações ambientais. “Cuidar do meio ambiente não é somente lógico e racional. A gente tem que colocar o coração na frente”, finaliza.
Defesa do meio ambiente é um dos compromissos da Cooperativa.
Ações desenvolvidas pela Unimed contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população de Batatais.
Desde 2000, a Unimed Batatais vem desenvolvendo um papel importante nas questões ambientais, com a realização ininterrupta da Campanha de Preservação do Meio Ambiente - que, até 2019, distribuiu gratuitamente 29 mil mudas de plantas à população, nas espécies nativas frutíferas, ornamentais e especificas para área urbana.
A partir de 2015, com o objetivo de consolidar o seu compromisso na preservação do meio ambiente, a Unimed Batatais assumiu a responsabilidade pela manutenção da jardinagem e de todas as estruturas da Praça Parque das Nascentes “Ataliba Martins de Moura”.
A Cooperativa tem um enorme carinho com a Praça Parque das Nascentes, principalmente em razão de a praça fazer frente com o Centro Médico Unimed, localizado na avenida 14 de Março.
Dentre os trabalhos de preservação, merecem destaque:
- Manutenções contínuas da jardinagem (podas do gramado e das plantas) e revitalizações das plantas, com adubações sistemáticas.
- Cultivo de plantas diversas e de plantas destinadas e próprias para áreas de nascentes, visto que no interior da praça há uma nascente e reservatório de represamento da água produzida.
- Restauração e manutenção de madeiramento e pinturas dos bancos e da ponte.
- Restauração do calçamento.
- Restauração da iluminação interna.
- Limpeza de entulhos em toda a área da praça e da nascente d´água.
- Fornecimento de materiais para reparação dos banheiros localizados no interior da praça, sendo: tintas para pinturas, vasos sanitários, pisos e revestimentos e grades de segurança das portas de entrada.
Todas as ações que a Unimed Batatais desenvolve na manutenção da praça têm proporcionado enorme satisfação pelos resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos da arborização localizada no seu interior. E a certeza de que a Cooperativa está propiciando à população da cidade um local saudável para visitação e lazer.
Um ponto importante, merecedor de destaque, é que a nascente d´água localizada no interior da praça tem se mantido ativa nos últimos anos, mesmo em tempos de períodos longos de seca, graças às ações realizadas na recuperação e no plantio de espécies apropriadas, em torno da área da nascente.
Com a efetividade dessas ações, a Unimed cumpre de forma concreta o seu papel de empresa cidadã, comprometida também com o meio ambiente.
União em prol da comunidade.
Unimed Bebedouro se une a empresas e participa de campanha para ajudar instituições beneficentes.
Em Bebedouro, assim como em muitas cidades brasileiras, tem caído o número de doações a instituições beneficentes, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Diante desse impasse, várias empresas decidiram se unir, para apoiar 13 entidades que atuam no município. A Unimed Bebedouro, em sintonia com a comunidade local, aderiu ao movimento para auxiliar as instituições.
Dentre as beneficiadas, estão:
ARTSOL - Associação Arte e Solidariedade;
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;
Associação Meninas dos Olhos dos Deficientes Visuais de Bebedouro;
Casa de Santa Clara;
Casa Santo Expedito;
CAECC - Centro Assistencial Espírita do Calvário ao Céu;
Centro de Educação Infantil Lourenço Santin;
DCA - Desenvolvendo a Criança e o Adolescente;
Educandário Santo Antônio de Bebedouro;
Lar do Idoso;
Recanto Passionista São Vicente de Paulo;
Sociedade Obreiros da Caridade - Vila Lucas Evangelista;
Vila Beato Contardo Ferrini - Vila Vicentina.
A Cooperativa entende que, neste momento, é preciso somar forças. Há muitos anos, todos os dias, as instituições de Bebedouro abrigam, acolhem, protegem, defendem e salvam vidas. Agora, a comunidade deve lutar pela manutenção das entidades.
Médica especialista aborda diferentes aspectos da covid-19, em conversa com internautas.
A infectologista Dra. Gabriela Ravagnani tratou de temas como testagem em massa e distanciamento social.
A Unimed Franca realizou uma live, em 1º de julho, para tirar dúvidas dos internautas sobre os testes do novo coronavírus (covid-19).
No encontro virtual, a médica infectologista e cooperada Dra. Gabriela Ravagnani falou sobre as discussões atuais a respeito da testagem em massa, quem deve ou não fazer o teste, quais os tipos de exames, sua real eficácia e o que fazer em caso de contato com paciente infectado pelo vírus.
Empresas clientes, médicos, colaboradores e imprensa prestigiaram a live e tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.
Assistir ao vídeo:
Diretor da Unimed Jaboticabal conversa com equipes da Arca Retentores.
Em videoconferência, Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi ofereceu esclarecimentos sobre o novo coronavírus.
Continuando suas ações com clientes corporativos, a Unimed Jaboticabal realizou, em 23 de junho, uma videoconferência com o Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi. O médico pediatra e diretor da Cooperativa conversou com equipes dos setores de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho da Arca Retentores. Todos os colaboradores seguiram orientações de cuidados individuais, com a utilização de máscaras e distanciamento seguro.
Desde que iniciou suas operações no Brasil, a Arca Retentores vem trabalhando na prevenção à pandemia, com materiais de apoio e medidas de segurança, adotadas em todos os setores - inclusive com cartilhas direcionadas aos familiares de seus colaboradores.
Cabe ressaltar que, nesse trabalho, a empresa tem recebido da Unimed Jaboticabal todo o suporte necessário, na área de atendimento à saúde.
Durante a videoconferência, Dr. Gerbasi realizou uma explanação sobre o coronavírus e a covid-19, além de abordar os tipos de exames realizados atualmente no país e a forma correta para serem aplicados, em caso de necessidade.
Após seus comentários, foi aberta uma sessão de perguntas e respostas para que as equipes da Arca Retentores expusessem suas dúvidas.
“Ações como esta trazem apoio e segurança à empresa em tempos de atenção à saúde. Jaboticabal e região têm e sempre terão o apoio da Unimed, na busca pelo bem-estar no meio empresarial e na sociedade”, destaca Dr. Gerbasi.
Em tempos de pandemia, Unimed Norte Paulista promove e apoia ações solidárias.
Iniciativas da Cooperativa beneficiam entidades e grupos que trabalham em prol da comunidade.
Neste momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se torna uma das maiores armas contra a pandemia. Atento a essa realidade, o Unilab tem se mobilizado para estender sua mão amiga ao próximo.
Em 14 de junho, o laboratório doou um kit com 43 lâminas de barbear ao abrigo de idosos Comendador Takayuki Maeda, tradicional instituição filantrópica de Ituverava.
Outra iniciativa relevante da Unimed Norte Paulista foi a doação de 26 cobertores para o Grupo Natal Solidário, que organizou uma live beneficente.
Recentemente, o Grupo Natal Solidário encaminhou 15 cobertores ao abrigo Comendador Takayuki Maeda.
A Unimed Norte Paulista segue com seu trabalho em prol da comunidade, comprometida com os ideais cooperativistas.
Unimed Ribeirão Preto doa cobertores ao Fundo Social de Solidariedade do município.
A ação faz parte de uma série de inciativas da Cooperativa em benefício da comunidade local.
A Unimed Ribeirão Preto aderiu à Campanha do Agasalho 2020, do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, com a doação de 100 cobertores, que foram entregues a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos cobertores foi realizada por representantes da Diretoria Executiva a Mariana Jábali, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto.
Desde sua fundação, há 49 anos, a Unimed Ribeirão Preto fomenta ações em prol da comunidade. Só nos últimos dois meses, a Cooperativa promoveu a arrecadação de quase 1 tonelada em doações, por meio de sua Parada Solidária, destinadas ao Lar Padre Euclides, à Creche Alvorada e à Casa Reluz, bem como ofertou alimentos ao Banco de Alimentos da cidade.
As iniciativas são parte das ações de cidadania empresarial da Cooperativa, que tem todos os seus processos decisórios pautados pela ética e pelo cuidado e auxílio à sociedade, de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável da comunidade e da economia em longo prazo.
De acordo com Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão Preto, muito além do impacto social positivo e da satisfação gerada por poder contribuir com a comunidade, a cidadania empresarial impulsiona o desenvolvimento de lideranças mais conscientes, socialmente responsáveis e engajadas. “Cuidamos de pessoas e levamos este propósito além, valorizando também a comunidade na qual vivemos. E cuidar da sociedade de forma sustentável só é possível, pois estamos próximos do seu cotidiano e entendemos a realidade local”, destaca Dr. Gustavo.
Unimed São Carlos é reconhecida por sua atuação frente à pandemia.
Cooperativa foi uma das quatro operadoras de saúde do Brasil convidadas pela ANS para relatar, em webinar, suas ações no combate à covid-19.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, em 30 de junho, um webinar que teve como tema “Cuidados em saúde durante a pandemia: como as operadoras estão se organizando para acompanhar a saúde dos seus beneficiários”.
A Unimed São Carlos foi convidada a apresentar sua experiência, junto a outras três operadoras de planos de saúde do Brasil. A seleção foi feita por meio de reuniões, notícias de mídia e relatos de beneficiários.
A conferência foi conduzida pela DIPRO/ANS e teve como representantes da Unimed São Carlos seu vice-presidente, o médico Dr. Ivan Linjardi, e a gerente de Qualidade e Processos, Esmarilda Lopes Verdério.
A Cooperativa foi selecionada para participar da ação exclusiva a partir de análise de suas experiências positivas na coordenação do cuidado e na gestão de crônicos durante a pandemia, com busca ativa de beneficiários.
“Trabalhamos bastante desde o início da pandemia para garantir o bom atendimento e a segurança de nossos beneficiários, colaboradores e cooperados. É muito satisfatório poder compartilhar com o país nossas experiências e também aprender com os colegas sobre as ações tomadas em um momento tão difícil e nunca antes vivido pelo mundo. Esperamos ter levado nosso exemplo de maneira clara e estamos à disposição para contribuir com a saúde no Brasil e com a melhoria de todo o sistema”, destacou Dr. Linjardi.
Colaboradores recebem apoio psicológico por meio de encontros.
Palestras foram ministradas a 63% da força de trabalho da Unimed São José do Rio Pardo.
Ansiedade, medo, depressão e angústia, além de palavras de encorajamento e motivação, foram alguns dos assuntos abordados pela psicóloga da Unimed São José do Rio Pardo, Dra. Lívia Junqueira Dias, durante encontros realizados com funcionários, em junho e julho.
Organizadas pelo setor de Recursos Humanos e com o tema “Cuidando da sua saúde mental”, as palestras foram destinadas inicialmente aos funcionários que trabalham na linha de frente dos atendimentos aos casos suspeitos de covid-19.
“A gente percebe que eles estão bastante preocupados com a questão da pandemia, então estamos fazendo encontros presenciais, respeitando o limite de pessoas na sala e o distanciamento de um metro e meio entre as cadeiras, bem como todas as medidas de proteção e higiene”, explica Leonardo Machiti, do setor de Recursos Humanos.
Além das palestras presenciais, a Unimed já disponibilizava aos funcionários um canal aberto com a psicóloga, via WhatsApp.
Os encontros foram ampliados posteriormente para outros departamentos (Centro de Referência, Sede Administrativa, Farmácia e Ótica, Centro de Especialidades, CDU - Imagem, Laboratório, Medicina Preventiva e Serviço Domiciliar), atingindo 63% dos colaboradores da Cooperativa.
Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.
Esse site utiliza cookies para viabilizar a sua navegação, gerenciar suas funcionalidades e aprimorar sua interação com nossos produtos e serviços. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, precisam de seu consentimento para serem utilizados.
Para saber mais visite a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.